quinta-feira, 24 de abril de 2008

Contrato para reconstrução da plataforma do VLS-1 caminha para assinatura

.
As barreiras legais impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que emperravam a construção de uma nova plataforma para o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) foram recentemente superadas. O novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem tem se empenhado desde a sua posse, em março, a resolver pendências relacionadas à infra-estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e do futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA).

A Jaraguá Equipamentos, líder do consórcio que foi adjudicado como vencedor da licitação promovida pelo governo está no momento em fase de negociações com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) para a assinatura do contrato de construção da nova Torre Móvel de Integração (TMI), uma vez que já se passou um tempo considerável desde que a proposta inicial foi apresentada, havendo, portanto, a necessidade de alguns ajustes, segundo informações dadas por pessoas familiarizadas ao processo.

O projeto da nova TMI, que contou com o suporte técnico da empresa russa KBTM terá várias inovações em relação à torre destruída em agosto de 2003 (ver foto ao lado), entre as quais mecanismos de controle da corrente elétrica, e saídas de emergência imunes à entrada de gases tóxicos.
.

Um comentário:

Duda Falcão disse...

Grande notícia essa se realmente for verdadeira e não mais uma daquelas notícias que se perdem no tempo e na imcompetência e inoperância de certas pessoas que dirigem o Programa Espacial Brasileiro. Espero e faço votos que essa plataforma seja logo construída, pois o atraso tecnoloógico já é enorme.

Duda Falcão
Salvador-BA