sábado, 12 de abril de 2008

Star One C2 prestes a ser lançado

.
Na próxima semana deverá ser lançado o mais novo satélite brasileiro de telecomunicações, o Star One C2, da Star One, subsidiária da Embratel. Se não houver contratempos, o lançamento deverá ocorrer no próximo dia 18, a partir do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete europeu Ariane 5 ECA.

Em novembro do ano passado foi lançado com sucesso, também por um Ariane 5 o Star One C1, o primeiro satélite da terceira geração de satélites de comunicações da Embratel. As duas primeiras gerações foram os Brasilsat A1 e A2, baseados na plataforma HS-376, da norte-americana Hughes Space and Communications, e B1, B2, B3 e B4, baseados na plataforma HS 376W, também da Hugues, adquirida pela Boeing em outubro de 2000.

O Star One C2 é baseado na plataforma Spacebus 3000 B3, da européia Thales Alenia Space, e quando em órbita contará com 28 transpônderes de banda C, 16 de banda Ku e um de banda X, este último de uso exclusivo no Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), do Ministério da Defesa brasileiro. Com massa total aproximada de 4.100 kg, o satélite terá vida útil estimada em 15 anos, e será posicionado em órbita geoestacionária a 70°, Oeste, o que lhe proporcionará ampla cobertura da América do Sul.

Dentro em breve a Star One deverá anunciar a encomenda de um novo satélite, negócio no momento disputado pelos principais produtores mundiais de satélites.

Mais informações sobre o lançamento e o Star One C2 podem ser encontradas no launch kit da Arianespace, e no hot-site da Star One.
.

Nenhum comentário: