sexta-feira, 16 de maio de 2008

Foguete brasileiro acumula sucessos na Europa



No dia 15 de maio, após vários adiamentos em razão de ventos fortes foi lançado com sucesso do Centro Espacial de Esrange, na Suécia, o foguete de microgravidade MASER 11, numa missão executada pela Swedish Space Corporation (SSC), em benefício da Agência Espacial Européia (ESA, sigla em inglês). O MASER 11 na realidade nada mais é do que o foguete brasileiro VSB-30, desenvolvido e produzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), com módulos
de experimento e de serviço, e sistema de recuperação desenvolvidos pela Agência Espacial Alemã (DLR, sigla em alemão). O VSB-30 é exportado desde 2005 para a Europa, onde é utilizado em missões científicas e tecnológicas (TEXUS e MASER) pela DLR, SSC e ESA.

O MASER 11 proporcionou 6 minutos e 26 segundos de ambiente de microgravidade, suficientes para a realização de quatro experimentos para estudos relacionados a física de fluidos e processos metalúrgicos. "Eu considero o MASER 11 um grande sucesso; as equipes científicas estão muito satisfeitas com os resultados do vôo e irão agora avaliar os experimentos mais detalhadamente em seus institutos de origem", disse Wolfgang Herfs, gerente de projeto de foguetes de sondagem da ESA, logo após o término da operação.

Este foi o terceiro vôo do VSB-30 em 2008, e o quinto realizado desde o Centro Espacial de Esrange, no norte da Suécia. Mais um lançamento está programado para abril de 2009, e outros três em consideração para o final de 2009 e meados de 2010.
.

Um comentário:

Duda Falcão disse...

Isso é mais uma prova da competencia que nossos cientístas e técnicos tem na área espacial. Pena que essa mesma competência não seja extendida às pessoas que dirigem o Projeto Espacial Brasileiro.