sábado, 31 de maio de 2008

Programa CBERS: 20 anos

.

Brasil e China comemoram 20 anos do Programa CBERS nesta terça-feira

30/05/2008

O estágio de desenvolvimento dos próximos satélites da parceria entre Brasil e China deve ser anunciado nesta terça-feira (3/6), em São José dos Campos, durante solenidade na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), às 15h30, que comemora os 20 Anos do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Estarão presentes o diretor do INPE, Gilberto Câmara, e o presidente da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST), Yang Baohua, entre outras autoridades ligadas ao programa espacial dos dois países. Entre 2 e 4 de junho, o INPE sedia as reuniões do JPC, como é chamado o Comitê Conjunto do CBERS, formado por brasileiros e chineses e responsável por todas as decisões sobre o andamento do programa, como cronograma de lançamento dos satélites, especificações de suas câmeras imageadoras e política de distribuição de dados.

INPE irá apoiar missões tripuladas chinesas

Da reunião do JPC também participa a delegação do CLTC (China Satellite Launch & Tracking Control), chefiada por seu vice-presidente Zhang Xueqian. O CLTC é o órgão militar chinês responsável pela operação das Bases de Lançamentos de Satélites, do Centro de Controle de Satélites de Xian e das Estações de Rastreio e Controle de Satélites. Dentro do programa CBERS, enquanto o desenvolvimento dos seus satélites está sob responsabilidade da CAST e do INPE, as operações de satélites em órbita, a partir do lançamento, estão sob responsabilidade do CLCT e do INPE.

Para ampliar a cooperação espacial entre a China e o Brasil, a Estação de Rastreio e Controle de Alcântara do INPE dará suporte às missões tripuladas chinesas a partir de 2009. “Este apoio do INPE refere-se à recepção das informações técnicas do desempenho da Cápsula Tripulada Shenzhou, bem como dos dados fisiológicos dos tripulantes. As informações recebidas pela Estação de Alcântara serão transferidas para análise dos peritos na China”, explica Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Controle de Satélites (CRC) do INPE.

Esta ampliação da cooperação espacial entre China e Brasil é uma conseqüência da confiança adquirida pelo CLTC na capacidade operacional do CRC/INPE, resultado dos anos de trabalho conjunto na operação, com sucesso, dos satélites CBERS-1, CBERS-2 e CBERS-2B.

Aroeira e Carimbo Postal

Na terça-feira, a partir das 15h30, a solenidade em comemoração ao CBERS será marcada pelo plantio de uma Aroeira (Schinus molle L.) em frente à Biblioteca do INPE. Também serão lançados pelos Correios o Carimbo Postal Comemorativo e o Selo Personalizado dos 20 Anos do Programa CBERS.

O Carimbo Postal Comemorativo é lançado pelos Correios para registrar importantes eventos nacionais ou internacionais. O carimbo alusivo ao CBERS será utilizado na Agência Central dos Correios de São José dos Campos para obliterar todas as correspondências ali postadas durante os 20 dias seguintes ao seu lançamento. Após seu uso, o carimbo fica disponível aos filatelistas para coleções de selos e Exposições Filatélicas.

Histórico

Quando assinado o acordo de cooperação entre Brasil e China, em 1988, o Programa CBERS contemplava o desenvolvimento e construção de dois satélites de sensoriamento remoto que também levassem a bordo, além de câmeras imageadoras, um repetidor para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais. Os equipamentos foram dimensionados para atender às necessidades de China e Brasil, mas também para ingressar no emergente mercado de imagens de satélites.

Em 2002, foi assinado um acordo para a continuação do programa, com a construção de dois novos satélites - os CBERS-3 e 4, com novas cargas úteis e uma nova divisão de investimentos de recursos entre o Brasil e a China - 50% para cada país (nos CBERS-1 e 2 a divisão foi de 70% para a China e 30% para o Brasil). Porém, para garantir o fornecimento das imagens até o lançamento do CBERS-3, o Brasil e a China, em 2004, decidiram construir o CBERS-2B, lançado em setembro de 2007.

Imagens gratuitas

Além dos usuários brasileiros, as imagens CBERS são fornecidas gratuitamente para países da América do Sul que estão na abrangência das antenas de recepção do INPE em Cuiabá, Mato Grosso. O Brasil é hoje o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política adotada em junho de 2004 que permite o download gratuito a partir do site www.obt.inpe.br/catalogo

Apenas no Brasil já foram distribuídas mais de 350 mil imagens CBERS para cerca de 15 mil usuários de várias instituições públicas e privadas, comprovando os benefícios econômicos e sociais da oferta gratuita de dados. Na China, após a adoção de uma política similar à brasileira, foram distribuídas mais de 200 mil imagens, sendo o Ministério da Terra e de Recursos Naturais seu principal usuário.

No final de 2007, Brasil e China decidiram oferecer gratuitamente as imagens do CBERS para todo o continente africano. A distribuição das imagens contribui para que governos e organizações na África monitorem desastres naturais, desmatamento, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: