segunda-feira, 21 de julho de 2008

PMM: mais informações sobre o ACDH

.
No início de junho, foi postada uma nota no blog com informações a respeito da proximidade da publicação de um edital para a aquisição do subsistema de controle de atitude e supervisão de bordo (Attitude Control and Data Handling - ACDH), da Plataforma Multimissão (PMM). Este é um dos últimos subsistemas ainda não contratados pelo INPE, e também um dos mais desafiadores para o Brasil, uma vez que existe no País pouco conhecimento prático deste tipo de tecnologia. Segundo Mário Quintino, atual coordenador de satélites baseados na PMM, o ACDH é "o único subsistema que nós não sabemos fazer no Brasil".

De acordo com Quintino, que em breve deve assumir a Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial do INPE, o edital de licitação tem que sair em no máximo um mês, até pelos prazos habituais de contratação adotados pelo Instituto. Na fase precedente à publicação do edital, cinco potenciais fornecedores responderam o Request for Information (RFI), mas entende-se que ao menos seis interessados, todos estrangeiros, farão suas propostas quando da publicação do edital.

Quintino revelou ainda que o seu plano estratégico apresentado no processo de seleção para a Coordenação de Engenharia de Satélites do INPE traça caminhos para o desenvolvimento de sistemas de controle no Brasil. Sua estratégia, que muito provavelmente deverá ser adotada, já que ele se qualificou em primeiro lugar no processo de seleção e aguarda apenas indicação, é adquirir o primeiro ACDH no exterior, exigindo-se no edital participação da indústria nacional e transferência de tecnologia. Em paralelo à compra, seria estruturado no INPE, com participação da indústria, centros de pesquisa e universidades, um programa de desenvolvimento nacional, que aproveitaria os conhecimentos e tecnologia obtidos do fornecedor estrangeiro.
.

Nenhum comentário: