quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cooperação Brasil - Índia

.
Estações do INPE vão acompanhar lançamento de sonda indiana à Lua

21/10/2008

As estações de rastreio e controle de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizadas em Cuiabá (MT) e Alcântara (MA), fazem parte de uma rede mundial de estações terrenas que acompanhará a sonda Chandrayaan-1 desde o seu lançamento, previsto para esta quarta-feira (22/10), do Centro Espacial de Sriharikota, na Índia, até sua entrada na órbita lunar. A sonda irá inspecionar por dois anos a superfície da Lua com um conjunto de equipamentos de alta resolução.

O lançamento da sonda indiana será acompanhado pelo INPE junto com a ISRO, a Nasa e a Roscosmos – as agências espaciais indiana, americana e russa, respectivamente –, além de universidades americanas. As estações brasileiras participam da fase inicial, com a sonda ainda em órbita terrestre, e a transferência para a órbita lunar será monitorada também pelas estações americanas e indianas. Na fase de operação em órbita lunar, apenas a rede indiana estará envolvida.

“A participação do INPE na missão lunar ocorre por solicitação da ISRO devido à localização favorável de nossas estações terrenas. É uma experiência inestimável num tipo de missão não previsto no Plano Nacional de Atividades Espaciais, ao mesmo tempo em que estabelece uma cooperação com a Índia que vai possibilitar o uso de estações terrenas da ISRO no suporte de futuras missões espaciais do INPE quando lançadas a partir do Centro de Alcântara”, diz Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) do INPE.

Fonte: INPE

Comentário: o lançamento da sonda indiana foi realizado hoje (22) com sucesso. A parceria entre Brasil e Índia no campo espacial não deve ficar apenas nesta missão. Há várias possibilidades na mesa, inclusive o lançamento por foguetes indianos de satélites de observação terrestre brasileiros.
.

Nenhum comentário: