domingo, 26 de outubro de 2008

Foguete Orion terá nova tentativa de lançamento esta madrugada

.
Haverá uma nova tentativa de lançamento do foguete alemão Orion na madrugada desta segunda-feira (27), a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. Inicialmente, o foguete, que leva uma carga de acompanhamento e rastreio de seu vôo, deveria ser lançado entre os dias 21 e 23, mas ventos fortes levaram ao seu adiamento.

A Operação Parelhas conta com a participação de especialistas do DLR (Agência Espacial da Alemanha), apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e também do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), além de outras organizações do Comando da Aeronáutica.

Segundo informações divulgadas pelo CLBI, o Orion é um foguete de treinamento mono-estágio, não-guiado, estabilizado por empenas e lançado a partir de trilho. "Consiste de um propulsor denominado Improved Orion, pesando 419 kg. O propulsor IO é carregado com propelente sólido (combustível sólido), com uma fase decolagem de 5 segundos, e uma fase tipo cruzeiro com 21 segundos, totalizando 26 segundos de fase propulsada, o que permite um apogeu entre 95 e 115 km. Possui, ainda, espaço para embarcar experimentos científicos ou tecnológicos, da ordem de 80 kg."
.

Nenhum comentário: