segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Lançamento de VSB-30 em maio de 2009

Estudantes de São Paulo apresentam experimentos que irão voar no VSB-30

03/11/2008 12:35:41

Cerca de 50 professores participantes da Jornada Espacial irão conhecer, nessa terça-feira (04/11), o Projeto Educacional em Microgravidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP). Esses professores orientaram os alunos vencedores da XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2008, aproximadamente 500 mil estudantes de todo o País participaram das provas.

O Projeto Educacional em Microgravidade está sendo desenvolvido por mais de 400 alunos do município em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Eles estão desenvolvendo três experimentos didáticos que irão voar no foguete brasileiro VSB-30, marcado para maio de 2009. O Projeto foi selecionado em 2007, pelo terceiro Anúncio de Oportunidade do Programa Microgravidade, desenvolvido pela AEB.

Os três experimentos de Física são: Sistema de Corda, Sistema de Mola e Interação entre as Forças Magnética e Gravitacional. Segundo a professora Elisa Saeta, coordenadora do projeto, são idéias simples, mas que vão ajudar os alunos a apreenderem os conceitos.

“O primeiro experimento é um peso preso a uma corda que durante a microgravidade irá ‘perder o peso’. Já a mola, também será presa a um peso, mas perderá a tensão quando passar pelo ambiente de microgravidade. O último experimento é mais complexo. Serão três imãs, colocados de forma que haja repulsão entre eles. Com a gravidade o imã 1 e 2 apresenta uma distância maior que o 2 e 3. Durante o experimento, essa distância deverá se igualar”, explica.

Todos os acontecimentos serão filmados e seus dados mandados por telemetria. Todos os alunos participantes desse projeto são de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos, e estão cursando entre o 6º e 9º períodos.

Para Ivette Rodrigues, gerente do Programa AEB Escola, um dos apoiadores do projeto, é muito importante essa experiência de participar de um estudo de fato, ao invés de apenas simular os conceitos por meio de aulas teóricas. “Nesse projeto pode-se vivenciar concretamente as diferentes etapas de uma pesquisa , como o planejamento, a observação e o registro, contribuindo, assim, para instituir a prática da pesquisa no ambiente escolar”, disse.

Fonte: AEB

Comentário: a notícia acima é interessante por informar que haverá um vôo do VSB-30 em maio de 2009. O vôo deve ocorrer a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Nenhum comentário: