terça-feira, 4 de novembro de 2008

Projeto argentino SAOCOM cumpre mais uma etapa

.
Entre os dias 27 e 30 de outubro, foi realizada em Buenos Aires a revisão do desenho preliminar (PDR, sigla em inglês de Preliminary Design Review) do satélite argentino de observação terrestre SAOCOM. Uma vez aprovado no PDR, o projeto segue para a fase de engenharia para seu detalhamento.

O SAOCOM será um satélite radar, equipado com um sensor radar de abertura sintética (SAR), e integrará o chamado sistema Ítalo-Argentino de Satélites para a Gestão de Emergências (SIASGE), uma parceria entre a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) e a Agência Espacial Italiana (ASI). A contribuição da Itália ocorrerá através de uma constelação de quatro satélites Cosmo-Skymed, sendo que três já estão em órbita.

A previsão é de que o SAOCOM 1A, primeiro satélite da série (ao menos outros dois já são planejados) seja lançado em maio de 2012. Além da CONAE, trabalham no projeto algumas universidades, a Comissão Nacional de Energia Atômica e empresas da base tecnológica argentina, como a INVAP e a Consulfem. Participam também entidades estrangeiras, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que deve dar apoio na realização de ensaios ambientais, um centro espacial da Bélgica e a Agência Espacial do Canadá. A missão SAOCOM tem ainda financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
.

Nenhum comentário: