terça-feira, 31 de março de 2009

Projeto de materiais de carbono do IAE/CTA

.
IAE conclui projeto de planta de Carbono-Carbono

30/03/2009

A Vice Direção de Espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/AVE) viabiliza a continuidade do projeto Materiais Carbonosos Estruturais, iniciado no final da década de 1980 pela Divisão de Materiais do instituto (IAE/AMR), para a manufatura de gargantas de tubeiras de foguete.

O projeto, oriundo do antecessor Materiais Carbonosos e Grafíticos, ambos desenvolvidos pelo IAE/AMR, tinha por premissa levar à produção de um objeto de uso no Programa Espacial Brasileiro. Os primeiros resultados surgiram em 1996, com o teste em banco de prova de uma garganta de tubeira do motor foguete S-20.

Entretanto, tendo em vista a dissolução da equipe com o término oficial do projeto, em 1999, e a ausência de recursos específicos, o risco da perda de conhecimento fundamental tornava-se iminente. O bom termo surgiu com a continuidade dos trabalhos transformados em linha de pesquisa.

Assim, após longo trabalho, e de pouca visibilidade, foi concluída a etapa prevista na primeira tarefa de planejamento em 1989, que foi o projeto detalhado da construção de uma unidade para produção de compósitos Carbono-Carbono, utilizados em gargantas de tubeiras de foguete.

A unidade é constituída de um vaso de alta pressão, denominado de hiperclave para operação até 800 MPa e 1000ºC, para o processo de impregnação e pirólise, e uma unidade de grafitização do tipo Castner, para operação até 2500ºC.

O projeto foi concebido para processamento simultâneo de dois blocos de compósito Carbono. O custo de produção nessa unidade será menor que US$500/kg. No mercado internacional o material tem sido adquirido a cotações acima de US$1500/kg. Mesmo a custo equivalente, o ganho que o projeto veio agregar é referente a independência tecnológica na produção desses itens estratégicos no país.

Até o presente momento foram adquiridos cerca de 70% dos insumos referentes à unidade da hiperclave. A unidade vai atender inúmeros projetos em andamento no Programa Espacial Brasileiro.

Fonte: IAE/CTA
.

Nenhum comentário: