terça-feira, 28 de abril de 2009

Satélites equatoriais para observação terrestre

.
A Equatorial Sistemas, indústria espacial brasileira com sede em São José dos Campos (SP), fará durante o XIV SBSR – Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que começou ontem (28), em Natal (RN), apresentação sobre um conceito de monitoramento de regiões tropicais com satélites de órbita equatorial. O conceito em si é inédito, uma vez que satélites de observação terrestre tradicionalmente são posicionados em órbita polar. E por essa razão, os países situados em regiões tropicais (caso do Brasil), não são servidos eficientemente pelos satélites imageadores em órbita.

Segundo pode apurar o blog, a ideia, já estudada há algum tempo pela Equatorial Sistemas e seus parceiros, teve sua viabilidade técnica demonstrada. Na apresentação do conceito, a Equatorial propõe ainda a "criação de um sistema de monitoramento dedicado para a Amazônia com tecnologia e recursos nacionais." O sistema seria baseado em alguns microssatélites, na faixa de 100 kg, que formariam uma constelação otimizada para o imageamentoda região amazônica.

A apresentação detalhada sobre o conceito proposto pela empresa, inclusive com comparações das órbitas polar e equatorial, está disponível em seu web-site. Para acessá-la, clique aqui.
.

Nenhum comentário: