domingo, 26 de abril de 2009

SBSR no "Ano da França no Brasil"

.
Como parte da programação oficial do "Ano da França no Brasil", as principais características e aplicações dos satélites franceses serão apresentadas nesta terça-feira (28), às 9 horas, no XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal (RN).

A sessão especial "Sensoriamento Remoto na França: História e Perspectivas" irá mostrar os grandes passos da história do Programa Espacial Francês e como os avanços da tecnologia espacial naquele país podem ser úteis para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável. A sessão será coordenada por Joël Barre, do Centre Nationale D'Etudes Spatiales (CNES), e Frédéric Huynh, do Institut de Recherche por le Développement (IRD). Também participam Dominique Lasselin (IGN), Aurélie Sand (CNES) e Daniel Vidal-Majdar (GMES).

Brasil e França colaboram em estudos na área espacial há vários anos e no final de 2008, durante a vista do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Institut de Recherche por le Développement (IRD) firmaram Memorando de Entendimento para ampliar e aprimorar a cooperação mútua em áreas específicas da ciência, tecnologia e inovação espaciais. Saiba mais em http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=1709

Monitoramento da Amazônia

Outro destaque da programação desta terça-feira no SBSR é a mesa-redonda "Monitorando o Desflorestamento da Amazônia com Sensoriamento Remoto", da qual participam Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Carlos Souza Jr, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON); e Solange Costa, do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

Desde 1988, o Brasil produz estimativas anuais das taxas de desflorestamento da Amazônia usando dados de satélite, especialmente os da série Landsat. A partir de 2004, dados de alta resolução temporal do sensor Modis passaram a ser usados em sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. Também imagens de radar vêm sendo testadas para complementar os sistemas que operam na faixa do visível e infravermelho, como alternativa nas áreas cobertas por nuvens na Amazônia. A discussão sobre as técnicas de monitoramento começa às 9 horas.

Workshops e Sessões

Estudos Urbanos, Análise Ambiental, Desmatamento, Geoprocessamento, Radar e Hidrologia são os temas das sessões técnicas da terça-feira. Também haverá três workshops: Monitoramento Global da Agricultura; Radar Imageador; e Processamento e Classificação de Imagens Digitais - Novos Desenvolvimentos. Confira o programa completo do evento em http://www.dsr.inpe.br/sbsr2009/pdf/programa.pdf

O SBSR

Cerca de 1.500 pessoas, entre especialistas das mais renomadas instituições brasileiras e internacionais, estudantes e usuários das tecnologias para observação da Terra, participam até quinta-feira (30) do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), no Centro de Convenções de Natal (RN).

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR é o maior evento latino-americano sobre o uso de imagens de satélites e geoprocessamento.

A ampla programação favorece o debate e a divulgação de pesquisas, novas tecnologias e aplicações do sensoriamento remoto. São workshops, mesas-redondas, palestras, sessões orais e painéis nos mais variados temas, como Floresta, Agricultura, Geologia, Hidrologia, Oceanografia, Monitoramento Ambiental, Planejamento Urbano e Regional, Cartografia, Sistemas, Sensores, Processamento de Imagens, Geoprocessamento, Ensino, entre outros.

Site do evento: www.dsr.inpe.br/sbsr2009

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: