quarta-feira, 22 de abril de 2009

Spot Image abre filial no Brasil

.
A Spot Image inaugurou hoje (22) a sua filial no Brasil, localizada em São Paulo (SP), em evento que contou a presença de executivos do grupo no País, autoridades e parceiros comerciais.

Em março, quando a empresa francesa anunciou que criaria uma filial no País, Hervé Buchwalter, diretor-presidente da Spot Image declarou: "Estamos abrindo a Spot Image Brasil para acompanhar a forte evolução do mercado da informação geográfica no Brasil ligada à crescente importância dos temas ambientais."

A subsidiária brasileira, que desenvolverá suas atividades em colaboração com uma rede de distribuidores já estabelecida no Brasil, formada pelas empresas Engemap, Gaiasat, Hiparc e Tecnomapas, será dirigida por Pierre Duquesne, que desde 2004 é o representante da Spot no País. Esta será a sexta filial do grupo depois da Spot Imaging Services (Austrália), Beijing Spot Image (China), Spot Image Corporation (EUA), Tokyo Spot Image (Japão) e Spot Asia (Cingapura).

"Vamos acompanhar a forte evolução do mercado de informação geográfica no Brasil e atuar em todas as áreas de aplicação das tecnologias espaciais de observação da Terra, oferecendo imagens óticas ou de radar", afirmou Duquesne.

Soluções

A Spot Image já fornece há muitos anos imagens de satélite para apoiar as políticas públicas de preservação ambiental no Brasil, em particular na Amazônia. Segundo divulgou a companhia em nota, a criação da subsidiária no País tem como objetivo "aprofundar essas parcerias oferecendo sua ampla linha de imagens óticas ou de radar com o objetivo de desenvolver serviços adaptados às exigências de seus clientes brasileiros. Para os mercados agrícolas, e em especial as lavouras de cana de açúcar, a Spot Image Brasil prepara atualmente, em colaboração com a Infoterra, filial da Astrium, uma oferta de serviços profissionais específicos usando as aplicações das tecnologias espaciais de observação da Terra."

Para o mercado agrícola, a Spot Image Brasil prepara atualmente, em colaboração com a Infoterra, também filial da EADS Astrium, uma oferta de serviços profissionais específicos usando as aplicações das tecnologias espaciais de observação da Terra. É o caso do recém-lançado SPOTCana (http://spotcana.spotimage.com/), voltado para o setor sucroalcooleiro, que se dedica ao monitoramento das lavouras de cana de açúcar.

Na área ambiental a Spot Image vem fornecendo há muitos anos imagens de satélite para apoiar as políticas públicas de preservação, em particular na Amazônia. O SPOTMaps (http://spotmaps.spotimage.com/), também recém-lançado, é a solução da empresa para projetos de mapeamento do uso do solo, da reserva legal e das áreas de preservação permanente. A empresa disponibiliza desde já um mosaico de imagens de satélite de alta resolução das regiões Sul e Sudeste do país. Eventualmente, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) adquire imagens da Spot Image para complemento ao Projeto PRODES, de monitoramento do desmatamento da Amazônia.

Satélites

A companhia francesa é a operadora comercial dos satélites que dão o seu nome, e também fornece imagens geradas por outros satélites com sensores óticos, como o FORMOSAT-2 e KOMPSAT-2, operados pelos governos de Taiwan e Coréia do Sul, respectivamente. A série SPOT (Satellite pour l'Observation de la Terre), iniciada em 1986, está na quinta geração, com o SPOT 5, colocado em órbita por um lançador Ariane 4 em maio de 2002. O satélite foi desenhado pelo Centre National d'Etudes Spatiales (CNES), construído em parceria com a Astrium e a Spot Image, e conta com sensores óticos capazes de produzir imagens com resolução espacial de 5, 10 e 20 metros, e 1 km.

A família SPOT será nos próximos anos complementada pelos satélites PLEIADES, atualmente em desenvolvimento e que terão capacidade de produzir imagens com resolução de até 0,5 metro.

A Astrium Services, subsidiária da EADS Astrium, possui 81% do total de ações da Spot Image. Juntas, a Spot Image e a Infoterra constituem a divisão de Observação da Terra da Astrium Services, filial da EADS Astrium.
.

Nenhum comentário: