domingo, 10 de maio de 2009

INPE vai de CBERS-SAR?

.
O relatório de gestão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre o ano de 2008 (clique aqui para ler a postagem anterior sobre o documento) coloca como uma das principais metas do Instituto para os próximos anos, dentro do Planejamento 2009-2012, a definição da missão dos satélites CBERS 5 e 6, e também do chamado CBERS-SAR.

O CBERS-SAR será uma versão do satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto com um sensor radar (SAR, sigla de Synthetic Aperture Radar). Em entrevista concedida ao blog no mês de fevereiro (veja aqui), Gilberto Câmara, diretor do INPE contou que uma das alternativas caso o MAPSAR não se concretizasse por falta de interesse da Alemanha seria o desenvolvimento de um satélite-radar com a China. O interessante é que esta seria uma alternativa, a depender da definição alemã. Porém, o INPE já avança ao ponto de definir uma possível missão, e inclusive listá-la em suas prioridades.

As restrições impostas pela legislação norte-americana ITAR (International Traffic Arms Regulations) ao Programa CBERS, mas que acabam prejudicando também outros projetos do Programa Espacial, inclusive de satélites, parecem não preocupar. Esta seria uma das razões pela qual muitos apostam que o CBERS não terá continuidade. Algo a se conferir no futuro.

A propósito da cooperação espacial entre o Brasil e a China, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem embarca para Pequim essa semana.
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Essas metas previstas pelo Relatório de Gestão no INPE são interessantes. A pergunta que fica é: Será que são exeqüíveis com o atual momento que vive o Programa Espacial? Ou só são mais algumas datas e metas que se perderão com o passar do tempo? Não sei, o que sei é que seria bastante incomum segundo o histórico das atividades espaciais no país. Teremos de aguardar até 2012 ou até novas metas serem estabelecidas, isso sim, coisa muito comum no nosso cambaleante programa espacial. Espero sinceramente está errado. Vamos aguardar. Outra coisa a se notar no plano de metas é a informação do desenvolvimento de um satélite com um Radar de abertura SAR chamado CBERS-SAR que você se refere em sua nota. Será que o desenvolvimento do MAPSAR com os alemães não deu certo? Teremos de aguardar para vê como terminará essa estória. No entanto, não posso deixar estranhar o fato e de perguntar o que poderia fazer com que os alemães perdessem o interesse no projeto? Será que seria a demora (que é enorme) em definir se o Brasil realmente tem interesse ou não no desenvolvimento do satélite (outro exemplo de falta de foco dentro do programa espacial)? Talvez outros interesses de ordem política? Ou o problema é com os alemães mesmo? Talvez nunca saibamos, mas o fato é que o Brasil tem um acordo de muitos anos com os alemães na área de foguetes de sondagem e de pesquisas espaciais e até onde eu sei o relacionamento é dos melhores. Justamente por conta desse bom relacionamento que surgiu o projeto do MAPSAR. Vamos aguardar.

Abs

Duda Falcão