sexta-feira, 31 de julho de 2009

Simulador solar nacional

.
INPE e Orbital desenvolvem simulador solar nacional

31/07/2009

O Instituto de Química da Unicamp recebeu neste mês o primeiro simulador solar de baixo custo feito com tecnologia brasileira. O SOLSIM, modelo AM15x100, foi desenvolvido em São José dos Campos (SP) por meio da parceria entre a empresa Orbital Engenharia e o Laboratório Associado de Sensores e Materiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LAS/INPE).

O simulador produz radiação solar simulada de forma contínua por meio de um conjunto de dois tipos diferentes de lâmpadas/refletores posicionados no interior de um gabinete. Oferece uma área de iluminação de 14 cm x 14 cm, enquanto simuladores solares importados normalmente iluminam áreas de 10 cm x 10 cm. Além disso, as lâmpadas usadas são do tipo “ozone free”, dispensando sistema de exaustão para o exterior.

Um simulador com estas características serve a várias finalidades. No INPE, por exemplo, é usado nos testes elétricos das células dos painéis solares dos satélites. “Também são usados para calibrar radiômetros e por indústrias para verificar a degradação pela luz solar de materiais diversos”, diz Nelson Veissid, pesquisador do LAS/INPE.

O SOLSIM segue as especificações da norma ABNT NBR11879, gerando o espectro da radiação luminosa AM1,5G com intensidade de 1000 W/m2, com uniformidade no plano alvo melhor do que 10% e estabilidade temporal melhor do que 5%.

Além do aperfeiçoamento da tecnologia, desenvolver um equipamento nacional tem vantagens financeiras, pois o custo do SOLSIM é equivalente a menos da metade que o cobrado por equipamentos estrangeiros similares, cujos preços começam em US$ 50 mil. O projeto do simulador solar contou com o apoio da FINEP-Fundo Setorial de Energia durante os anos de 2005 e 2006.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: