sábado, 24 de outubro de 2009

Cooperação Brasil - Angola

.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) divulgou ontem (23) nota (vejam aqui) sobre reunião realizada no último dia 22 com autoridades do governo de Angola para a avaliação de cooperação em matérias de Ciência e Tecnologia, como a área espacial. Participaram do encontro o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, além do ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação de Angola, José Carvalho da Rocha.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, falou da área espacial, destacando as cooperações feitas com a China, Argentina e Alemanha. Disse ainda que a AEB sustenta a meta de fomentar a indústria interna e ser fornecedora mundial de tecnologia espacial. “Somos um País com uma área espacial também recente, mas já conseguimos muitos avanços. Construímos dois satélites (Cbers 1 e 2) em parceria com outros países. Hoje, estamos fabricando os Cbers 3 e 4, com tecnologia praticamente toda nacional”, disse.

Já o ministro angolano, José Carvalho da Rocha, destacou a importância da cooperação na área espacial. “Temos uma missão que nos foi delegada pelo presidente de nosso país que é procurarmos avançar em tecnologia espacial e criar um plano estruturado que envolva diversos setores da economia. Entendemos que essa área colocou vários países como potências mundiais”, frisou. Rocha revelou que seu país busca cooperação com parceiros internacionais nas áreas de meteorologia e geofísica.

Em meados de setembro, uma comitiva angolana liderada pela ministra da Ciência e Tecnologia do país aficano, Maria Cândida Teixeira, fez uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

O Brasil já manteve ou estuda cooperações espaciais com países do continente africano, como Moçambique (plataformas do Sistema de Coleta de Dados na bacia do rio Zambeze), Gabão (imagens do CBERS) e África do Sul (imagens do CBERS).

Alguns países africanos já buscam dar maiores passos em tecnologia espacial, como o desenvolvimento e construção de satélites. A África do Sul, por exemplo, teve em 18 de setembro o seu segundo satélite (Sumbandila) lançado ao espaço. O microssatélite tem finalidades científicas e de observação terrestre.
.

Nenhum comentário: