quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

30 anos de Ariane

.
Hoje, 24 de dezembro, completam-se trinta anos do primeiro lançamento de um foguete da família Ariane, realizado a partir do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O primeiro lançador da série, Ariane 1, inseriu em órbita baixa uma carga-útil (CAT-1) com massa de 1,675 kg.

Nestes trinta anos de operações, os lançadores Ariane (1, 2, 3, 4 e 5) executaram 193 missões, colocando em órbita 277 cargas úteis para 73 diferentes clientes. A família europeia de foguetes tem sido reconhecida pela sua confiabilidade, flexibilidade e acurácia na inserção de cargas úteis, o que permanece com a atual versão Ariane 5. E esta história deve ter continuidade, com o aprimoramento da versão 5 (ver a notícia "EADS Astrium desenvolve nova versão do Ariane 5", disponibilizada no web-site de Tecnologia & Defesa no início desta semana).

"Com 49 lançamentos realizados até esta data, o Ariane 5 acumula 35 sucessos consecutivos - de longe, a mais alta confiabilidade do mercado", disse em nota o presidente e CEO da Arianespace, Jean-Yves Le Gall.

Em 2010, será a vez da Arianespace, operadora dos Ariane (e futuramente, do Soyuz e Vega) completar trinta anos. Por ocasião da data, o blog prepará uma matéria especial sobre a história da empresa e a relação com o Brasil. Todos os satélites de comunicações da Embratel (atual Star One), por exemplo, foram lançados pela Arianespace. E o rastreio de fase inicial das missões de lançamento é feito pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com base em acordo bilateral celebrado pelo País com a Agência Espacial Europeia há mais de trinta anos.
.

Nenhum comentário: