quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cooperação Peru - Tailândia

.
Em 15 de janeiro, a Comisión Nacional de Investigación y Desarrollo Aeroespacial (CONIDA), órgão responsável pelo Programa Espacial Peruano, e a a agência espacial da Tailândia (GISTDA) assinaram um memorando de entendimentos para colaboração em matéria espacial. Não foram divulgados detalhes mais específicos sobre o escopo da colaboração entre os dois países, mas na ocasião da assinatura, foi feita por autoridades da GISTDA uma apresentação sobre o satélite THEOS, de observação terrestre, e suas aplicações.

O Programa Espacial Tailandês hoje é fortemente baseado em seu satélite THEOS (THailand Earth Observation Satellite), desenvolvido e construído pela EADS Astrium, da França, e lançado ao espaço em 1º de outubro de 2008. O THEOS conta com dois sensores óticos: uma câmera multiespectral de 15 metros de resolução, e outra pancromática, de 2 metros. Dentre as aplicações das imagens geradas pelo satélite, destacam-se a cartografia, monitoramento agrícola e gerenciamento de florestas.

Já o programa do país vizinho tem projetos em aplicações em sensoriamento remoto (imagens geradas por satélites estrangeiros), alguns estudos e iniciativas em matéria de foguetes de sondagem e cubesats. Já há algum tempo, o Peru também estuda o desenvolvimento e/ou aquisição de um satélite próprio de observação terrestre.
.

Nenhum comentário: