segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

INPE sedia reunião do CEOS

.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sedia nos dias 23 e 24 de fevereiro a reunião do Grupo de Estudo da Constelação de Satélites para Imageamento da Superfície Terrestre do CEOS - Comitê de Satélites de Observação da Terra. O principal objetivo da reunião é avaliar o progresso do Plano de Trabalho de 2009 e o desenvolver o Plano de Trabalho para 2010.


O Brasil, representado pelo INPE, assumiu a presidência do CEOS durante a Plenária do Comitê realizada de 3 a 5 de novembro de 2009, em Phuket na Tailândia. O mandato termina em outubro de 2010, quando será realizada nova Plenária no Rio de Janeiro.


Estabelecido em 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade.

O intercâmbio de dados de satélites proporcionado pelo CEOS une esforços e permite a obtenção de mais informações para o estudo do desmatamento, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade, entre outras aplicações importantes no atual cenário de mudanças climáticas. Quanto mais dados e satélites disponíveis, melhor o gerenciamento dos recursos naturais de nosso planeta.


A missão principal da Constelação de Imageamento da Superfície Terrestre é promover, de forma abrangente e eficiente, a coleção, distribuição e aplicação de imagens satelitais da superfície terrestre. Esta missão inclui tanto a construção e lançamento de sistemas de satélites quanto o desenvolvimento e operação de sistemas de solo e eficiência de disseminação destes aos usuários finais.


Constelações Virtuais do CEOS


Química da Atmosfera

Qualidade do ar, CO2

Imageamento Superfície

Monitoramento ecossistemas

(Brasil: CBERS, Amazonia-1)

Topografia dos Oceanos

Variabilidade climática

Precipitação

Previsão do tempo

(Brasil: GPM-BR)

Cor dos Oceanos

Ecossistemas marinhos

(Brasil: SABIA-MAR)

Ventos do Oceano

Previsão do tempo



Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: