segunda-feira, 26 de abril de 2010

CLBI: Operação Barreira II

.
CLBI lança novo foguete

No próximo dia 29 de abril, às 15h 30min, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), será lançado, como parte da Operação Barreira II, novo Foguete de Treinamento Básico (FTB), o segundo neste ano.

O novo foguete, assim como o primeiro, (lançado durante a Operação Barreira I, no último mês de fevereiro), também tem como objetivo exercitar toda a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e de garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança de voo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

O CLBI já participou em 2009 de quatro lançamentos desse tipo (dois em São Luiz, no Maranhão, e dois em Natal), e todos alcançaram o resultado esperado: garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.

Além da preocupação de aprimorar a excelência técnica do efetivo do centro, a campanha preserva a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte. Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da indústria nacional, pois é a Avibras, empresa brasileira localizada em São José dos Campos (SP), que desenvolve esses foguetes de treinamento.

Fonte: CLBI
.

Nenhum comentário: