quinta-feira, 15 de julho de 2010

Atividades do INPE em 2009 - Parte I

.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) disponibilizou em seu website o relatório de gestão de suas atividades referente ao exercício de 2009. O documento, bem detalhado, é uma importante fonte de informações, pois apresenta vários dados sobre os avanços e o status das atividades desenvolvidas pelo Instituto no ano passado. Para acessá-lo na íntegra, em PDF, clique aqui.

A seguir, o blog apresenta, em duas partes, descrição extraída do relatório sobre o que ocorreu em 2009 nos projetos de responsabilidade do INPE relacionados ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE):

Desenvolvimento do satélite Amazônia-1 (sensoriamento remoto ótico)

"Na realização desta ação em 2009 destacam-se: i) desenvolvimento e testes dos modelos de qualificação da eletrônica de potência do satélite; ii) testes de qualificação funcional dos propulsores; iii) testes do modelo de engenharia dos equipamentos de transmissão de dados do satélite; iv) preparação do gerador solar para os testes de qualificação; v) realização da revisão do projeto preliminar do computador de controle de órbita e atitude do satélite; vi) definição da configuração mecânica e iniciado o anteprojeto da estrutura da carga útil; vii) realização da revisão do projeto preliminar da câmera imageadora (AWFI) que será embarcada no satélite e; vii) a conclusão da análise das necessidades de compatibilização entre os segmentos espacial e solo da missão. Dentro do escopo do desenvolvimento do subsistema de controle de atitude do satélite, foi realizado o treinamento de técnicos brasileiros no projeto de sistemas para controle de atitude em 3 eixos, na empresa INVAP (Argentina). Esta tecnologia considerada crítica para a capacitação do Brasil na área espacial, será utilizada em outros satélites que utilizarão a PMM. O satélite Amazônia 1 tem lançamento previsto para o final de 2012."

Desenvolvimento do satélite Lattes (científico)

"Os recursos provenientes desta ação foram utilizados primordialmente para o desenvolvimento da Plataforma Multimissão (PMM), a qual uma de suas cópias será utilizada como módulo de serviço do satélite Lattes. Das duas missões que o satélite realizará, uma está com seus equipamentos definidos, sendo inclusive realizadas em 2009 as revisões preliminares de projeto de duas cargas úteis da missão Equars. Entretanto duas das cargas úteis da missão Mirax tiveram seu desenvolvimento comprometido devido à incerteza no fornecimento das mesmas pelos parceiros internacionais do INPE neste projeto. A definição das cargas úteis da missão Mirax será o principal desafio do projeto Lattes no ano de 2010. O satélite Lattes tem previsão de lançamento em 2013."

Desenvolvimento do MAPSAR (satélite de sensoriamento remoto radar)

"O MAPSAR é mais um satélite que usará uma PMM como módulo de serviço, e os recursos da Ação em 2009 serviram basicamente para custear os custos de seu desenvolvimento. Neste ano foi também realizado um estudo sobre a adequação da carga útil do satélite (Radar) com seu módulo de serviço (PMM), cujo relatório será disponibilizado no início de 2010. Os resultados deste estudo servirão de base para a definição do andamento do projeto, que hoje é feito em conjunto com a agência espacial alemã (DLR). O satélite MAPSAR tem previsão de lançamento ao espaço em 2014."

Nota do blog: a probabilidade de que o MAPSAR (satélite radar desenvolvido em parceria com a Alemanha) seja de fato concretizado é muito baixa, uma vez que existem indicativos claros de que a DLR não avançará com a missão (vejam a postagem "Atualização sobre o MAPSAR", do início de julho de 2010). O INPE, aliás, está em busca de outros parceiros internacionais para o desenvolvimento de um satélite de observação terrestre com sensor radar, uma das grandes carências locais em termos de sensoriamento remoto.

Desenvolvimento do GPM-Br (satélite de medidas de precipitação)

"O satélite GPM-Br utilizará uma PMM como módulo de serviço e a Ação em 2009 cobriu parte dos custos de desenvolvimento da Plataforma. Foi iniciado também, em conjunto com a agência espacial francesa (CNES), um estudo sobre a viabilidade de embarcar cargas úteis francesas no satélite. Esta opção pode ser utilizada no caso de não se concretizar o embarque do sensor desenvolvido pela NASA. O lançamento do satélite GPM-Br está previsto para 2016."
.

Nenhum comentário: