quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atualizações sobre o Projeto Satcol

.
A Colômbia segue adiante com o seu objetivo de dispor até 2013 de um satélite geoestacionário de comunicações, dentro do chamado projeto Satcol. Iniciado oficialmente em setembro de 2009, a configuração final do projeto e sua contratação ainda não foram finalizados devido a questionamentos técnicos sobre as exigências feitas pelo edital da concorrência, mas o governo da Colômbia já tomou iniciativas no sentido de retomar as discussões e análises.

No último dia 19, a licitação aberta para a aquisição do satélite foi suspensa, em razão da necessidade de se revisar observações de alto conteúdo técnico e complexidade formuladas por algumas das empresas interessadas. A partir de 2 de agosto, o processo de seleção será reiniciado.

Lançada em maio de 2010, a concorrência do Satcol, a cargo do Fundo de Tecnologias da Informação e das Comunicações, ligado ao Ministério das Comunicações, compreende a seleção de contratista para o desenho, fabricação, lançamento e validação de desempenho em órbita do Satcol.

Segundo informações divulgadas pela imprensa colombiana, quatro empresas operadoras já demonstraram interesse no projeto: Intelsat (EUA), SES New Skies (Holanda), Telesat (Canadá), e Intersputnik (Rússia). Além destas, os fabricantes Loral Space Communications e Orbital Sciences Corporation, dos EUA, a Thales Alenia Space (França/Itália), e Reshetnev (Rússia) também têm participado das discussões e podem apresentar ofertas.
.

Nenhum comentário: