terça-feira, 13 de julho de 2010

Clima Espacial/INPE tem novo website

.
Programa de Clima Espacial do INPE reformula portal na internet

12/07/2010

O portal EMBRACE (Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acaba de ganhar glossário e nova interface para facilitar a interação com os usuários. Entre as funcionalidades, destacam-se as imagens impressionantes da atividade solar atualizadas em tempo quase real. O endereço do portal é: www.inpe.br/climaespacial

Por meio do EMBRACE, o INPE busca o melhor entendimento sobre os processos eletrodinâmicos da ionosfera equatorial e de baixas latitudes, monitorando parâmetros físicos como características do Sol, do espaço interplanetário, da magnetosfera, ionosfera e da mesosfera. Nestes ambientes espaciais podem ocorrer fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites de posicionamento, como o GPS, entre outras consequências.

A reformulação do portal EMBRACE prevê, para breve, a conexão com redes sociais como o Twitter e uma nova seção que trará notícias sobre o programa e relacionadas às ciências espaciais.

Fonte: INPE

Comentários: a área de clima espacial no Brasil contará no futuro com uma missão espacial, a Equars (Equatorial Atmosphere Research Satellite), que estará a bordo do satélite científico Lattes, baseado na Plataforma Multimissão.
.

Nenhum comentário: