segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ensaio de propulsor Improved Orion

.
IAE realiza Ensaio de Queima em Banco de Provas Horizontal do Propulsor Improved Orion (IO)


05/07/2010

Foi realizado com sucesso, na quinta-feira, 1º de julho, na Usina Cel. Abner, em São José dos Campos (SP), o ensaio de queima em banco do Propulsor Inproved Orion (IO), com o objetivo de determinar Impulso Específico e Curva de Empuxo x Tempo e avaliar as temperaturas na parte externa da tubeira, na superfície externa do motor e no domo do motor na região do ignitor.

O propulsor Improved Orion (IO) é utilizado como segundo estágio no Foguete de Sondagem VS-30/Orion e como mono-estágio no Foguete de Treinamento dos Centros de Lançamento, com a denominação de Orion.

No Brasil, já ocorreram 4 lançamentos, sendo dois com o VS-30/Orion (Operação Baronesa e Operação Pirapema), ambas operações realizadas no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, com os veículos portando experimentos científicos. E dois lançamentos com o Foguete de Treinamento Orion, durante a Operação Parelhas, realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e Operação Maracati I, realizada no CLA.

Fonte: IAE/DCTA, editado pelo blog.
.

Nenhum comentário: