quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Início das obras da ACS em Alcântara

.
Supressão vegetal marca início das obras da ACS

09/08/2010

Os Diretores Gerais da Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral (BR) e Oleksandr Serdyuk (UA), estiveram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para marcar o início do trabalho de supressão vegetal da área do Complexo Terrestre Cyclone-4. De acordo com o cronograma do projeto de construção, o primeiro lançamento do Veículo Lançador de Satélites Cyclone-4 será realizado em 2012.

Roberto Amaral e Oleksandr Serdyuk, juntamente com o representante da Agência Espacial Brasileira, Antonio Olavo Caetano, e com o vice-diretor de Suprimentos e Qualidade da ACS, Reinaldo Melo, foram recebidos pelo Diretor do CLA, Ten. Cel. Av. Ricardo Rodrigues Rangel.

“Alguém tem dúvida do sucesso da Alcântara Cyclone Space?”, indagou Roberto Amaral, após cortar simbolicamente a primeira vegetação a ser suprimida da área de 462 hectares, que abrigará o Complexo Terrestre Cyclone-4.

A supressão vegetal teve início após a ACS obter autorização do IBAMA para inciar os trabalhos necessários à montagem da infraestrutura para o lançamento da Pedra Fundamental da Obra, que acontecerá em setembro deste ano, com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Inicialmente a ACS vai abrir uma clareira e dois acessos até a área destinada para a construção do Complexo Terrestre Cyclone-4. Todo o extrato vegetal retirado dessa área deve ser doado, conforme determinação do IBAMA. Entre outras compensações previstas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a ACS também vai, num primeiro momento, reflorestar uma área de aproximadamente sete hectares.

Como convidados para participar do marco, estiveram presentes o vice-prefeito de Alcântara, Isaac Tavares, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Clímaco, e os líderes das comunidades de Mamuna, Militina Cerejo, e de Baracatatiua, Raimundo Catanhede.

Raimundo fez questão de agradecer aos Diretores Gerais da ACS pelo esfoço pessoal que fizeram junto ao governo federal para que a comunidade de Baracatatiua fosse incluída no Programa Luz Para Todos. “Agradeço o apoio da Alcântara Cyclone Space para que a energia elétrica pudesse chegar até Baracatatiua. O Luz Para Todos já mudou a vida da comunidade para melhor”, revelou Raimundo.

Após obter autorização do Ibama para iniciar a supressão vegetal da área que abrigará as obras da Alcântara Cyclone Space, a binacional deu continuidade aos trabalhos para definição das empresas que irão construir o Complexo Terrestre Cyclone-4. “A expectativa da sociedade alcantarense fica agora por conta da conclusão das obras da ACS”, revelou João Clímaco, Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara.
.

Nenhum comentário: