quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Itasat avança

.
Projeto do Itasat-1 faz nova revisão no Ita

22-09-2010

No dia 21 de setembro de 2010 ocorre, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Revisão de Requisitos de Sistemas (System Requirements Review – SRR) do projeto do satélite universitário de coleta de dados ITASAT-1, com a participação de especialistas do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/IAE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), ambos subordinados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O ITASAT é um projeto de um microssatélite universitário que envolve a AEB, como coordenadora geral e patrocinadora principal (Ação 4934 - Desenvolvimento e Lançamento de Satélites Tecnológicos de Pequeno Porte), o ITA, como responsável pela execução do projeto e o INPE, como provedor de consultoria técnica, de infraestrutura laboratorial e gestor financeiro do Projeto.

Já foram realizadas a Revisão de Definição da Missão (Mission Definition Review – MDR) e a Revisão de Requisitos Preliminares (Preliminary Requirements Review – PRR), em fevereiro e março deste ano, respectivamente. O SRR ocorre dentro da fase B (definição preliminar) do projeto enfatizando os requisitos relativos aos subsistemas e experimentos do satélite Itasat-1.

De acordo com os estudos e análises realizados, o Itasat-1 será um satélite tecnológico universitário com a missão de coleta de dados, tendo como carga útil principal um sistema experimental digital de coleta de dados que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em conjunto com o Centro Regional do Nordeste (CRN), do Inpe. O ITA é o responsável pelos seguintes subsistemas: estrutura, controle térmico, suprimento de energia, controle de atitude e computador de bordo.

Estão previstas quatro cargas úteis secundárias, correspondentes a experimentos a serem realizados no espaço:

a) um estimador de atitude utilizando Microelectromechanical Systems (Mems), em desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL);

b) o teste de um Heat Pipe do Inpe;

c) um experimento de controle térmico do ITA;

d) um experimento de comunicação entre satélites da TU Berlin.

O satélite será espinado – gira em torno de um dos seus eixos –, terá uma massa de cerca de 80 kg, com dimensões aproximadas de 60x60x60cm e terá painéis solares em quatro faces. Sua órbita será circular, polar e sua altitude de aproximadamente 600 km.

A conclusão do Projeto está prevista para o final de 2012, início de 2013 e, conseqüentemente, o lançamento do Itasat-1 como carga secundária (carona ou piggy-back) de um veículo lançador.

Fonte: ITA
.

Nenhum comentário: