quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pedra fundamental da ACS em Alcântara

.
Em cerimônia realizada hoje (09) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi lançada a pedra fundamental da infraestrutura de operação da Alcântara Cyclone Space (ACS), empresa ucraniano-brasileira constituída em 2007 com o objetivo de explorar comercialmente o CLA. O blog esteve presente ao evento.

A cerimônia contou com diversas autoridades de alto nível, dentre as quais o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, os diretores-gerais da ACS, Roberto Amaral e Oleksander Serdyuk, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, e o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ailton dos Santos Pohlmann.

Roberto Amaral destacou que o projeto da ACS não é de uma única pessoa ou instituição, mas sim do País, e também agradeceu especialmente a Sérgio Rezende, que desde 2007 "tem sido o esteio fundamental para o projeto."

Amaral também anunciou que o contrato para as obras de engenharia será assinado na próxima segunda-feira, 13 de setembro, com prazo previsto para execução de cerca de 20 meses, iniciando-se ainda em 2010. De acordo com o apurado pelo blog, o consórcio a ser contratado tem como integrantes as construtoras Camargo Côrrea e Odebrecht. Atualmente, estão sendo realizadas atividades de supressão da vegetação do terreno que abrigará o complexo espacial do foguete ucraniano, uma área próxima de 500 hectares.

A expectativa é que o primeiro voo, experimental, ocorra em fevereiro de 2012. "Prometemos que a nossa empresa vai cumprir os prazos colocados pelos governos do Brasil e Ucrânia, e no início de 2012, os senhores serão todos testemunhas do lançamento do foguete Cyclone 4 a partir de terras brasileiras", afirmou em seu discurso Oleksander Serdyuk.

Dentro dos próximos dias, publicaremos no blog notas e/ou matérias com base em informações colhidas durante o evento.

Atualizado em 09/09/2010, às 18h51.
.

Nenhum comentário: