segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Documentário sobre o Programa Espacial Argentino

.
Dica do leitor Ildefonso. Está disponível na internet um documentário sobre as atividades espaciais da Argentina. Com cerca de 25 minutos de duração, aborda desde o início do programa espacial do país vizinho, na década de sessenta, até a missão do satélite de meio-ambiente SAC-C, lançado ao espaço em novembro de 2000. Por ter sido produzido no final de 2007, o programa não aborda projetos como o dos satélites SAC-D/Aquarius, SAOCOM e Arsat, mais recentes.

O documentário destaca o projeto do míssil Condor II, desenvolvido na década de oitenta pelos argentinos em conjunto com empresas alemãs e com financiamento egípcio, e que em dado momento foi tocado como uma iniciativa dual, isto é, para fins militares e também civis (como lançador espacial). Devido a pressões internacionais, o Condor II foi cancelado no início da década de noventa, e como uma espécia de compensação, o governo norte-americano deu início a projetos conjuntos, como o do satélite SAC-C. Iniciativas estas que não envolviam transferência de tecnologia, como bem aponta Conrado Varotto, diretor da CONAE, a agência espacial argentina, mas sim o conceito de sociedades, com divisão dos investimentos em projetos de satélites.

Uma curiosidade mencionada no programa é que a Argentina chegou a realizar missões suborbitais com animais, no caso, ratos, a bordo de pequenos foguetes.

Para fazer o download do vídeo (165 MB), clique aqui.
.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Mileski,

creio que houve um engano de sua parte ao postar o nome do diretor da CONAE. Sebastião Varotto é pesquisador do INPE, enquanto outro Varotto, o Sr. Conrado, é que é o diretor da CONAE.

Atenciosamente,

Andre Mileski disse...

Prezado Marcelo,

Grato por sua correção. Confundi o Sebastião, com quem já conversei no passado, com o Conrado, que é o diretor da CONAE. Já corrigi o texto.

Mais uma vez, obrigado. Saudações, André.