sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PEMAER: Plano Estratégico Militar da Aeronáutica

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O Comando da Aeronáutica disponibilizou em seu website o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica - PEMAER 2010-2031, documento de 120 páginas que detalhe o seu plano estratégico, em todos os campos, desde projetos e perspectivas estratégicas, para os próximos vinte anos.

Um dos aspectos considerados é a Ciência & Tecnologia da FAB, atividade majoritariamente exercida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos (SP). A FAB, aliás, espera ampliar sua capacitação nessa área. O DCTA desenvolve vários projetos e iniciativas no campo espacial, particularmente nas áreas de veículos lançadores e foguetes de sondagem, e também em satélites (SARA e Itasat, por exemplo).

Chamam atenção as menções a aplicações de satélites, especialmente em comunicações para fins de comando e controle, e para o controle de tráfego aéreo. A FAB espera, por exemplo, ter "auto-suficiência em sistemas de comunicações por satélite". O documento destaca: "A implantação da capacidade de comando e controle em todo o território nacional, ou mesmo fora dele, demandará meios satelitais e equipamentos móveis ou transportáveis de telecomunicações, além da concepção, da atualização e da manutenção de redes específicas que possam atender às necessidades operacionais, logísticas e administrativas do Comando da Aeronáutica."

Quanto ao controle de tráfego aéreo, está escrito: "A rede de telecomunicações que deverá atender a sistemas CNS/ATM estará baseada em satélites e estações terrenas capazes de transmitir grande quantidade de dados em alta velocidade, exigindo reformulações estruturais e conceituais das atuais redes de telecomunicações em operação."

Interessante observar que o Sistema Geoestacionário Brasileiro (SGB) teve suas primeiras discussões, no início da década, tendo por pressuposto que a função principal seria atuar no sistema de controle de tráfego aéreo (CNS/ATM). Hoje, fala-se em comunicações estratégicas como missão principal, e também em meteorologia. Mas a necessidade de uma solução satelital para CNS/ATM continua a existir, como é indicado no plano da Aeronáutica.
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