quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Política Espacial Brasileira: press release da AEB

.
Caderno sobre a Política Espacial Brasileira é lançado na Câmara

02-12-2010

A cerimônia de lançamento do sétimo Caderno de Altos Estudos intitulado “A Política Espacial Brasileira”, foi realizada na terça feira, 30 de novembro, no Salão nobre da Câmara dos Deputados. Estiveram presentes no evento representando a Agência Espacial Brasileira o presidente Carlos Ganem e o diretores Himilcon Carvalho (Política Espacial e Investimentos Estratégicos), Nilo Andrade (Transporte Espacial e Licenciamento) e Thyrso Villela (Satélites, Aplicações e Desenvolvimento) .

A publicação, organizada pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica (CAEAT), tem como relator o deputado Rodrigo Rollemberg, é uma compilação de proposições, discussões ,workshops iniciadas em abril de 2009 com um ciclo de palestras. O livro investiga as razões que levaram à sucessiva postergação das metas e cronogramas estabelecidos no Programa Espacial Brasileiro (PEB), procurando apontar uma mudança de rumos, visando o estímulo das atividades espaciais no Brasil.

Na opinião do deputado Rollemberg, as discussões em torno do Programa Espacial Brasileiro são fundamentais e terão continuidade no congresso. Ele acredita que o estudo publicado é um marco para o desenvolvimento do PEB. “Esse projeto tem como objetivo não somente a identificação das dificuldades mas sobretudo em apontar caminhos para que o programa espacial possa ser de fato um programa de estado e, portanto, prioridade na agenda do legislativo e do executivo”, relata Rollemberg. Para o presidente do CAEAT, o deputado Inocêncio Oliveira, o debate em torno da área espacial está apenas no começo. “Esta é apenas a primeira etapa.
Vamos continuar debatendo o tema para que o PEB se fortaleça e gere os frutos dele esperado”, diz Inocêncio.

O presidente da AEB, Carlos Ganem, um dos colaboradores da obra, acredita que a massificação do tema é importante para que todos tomem conhecimento sobre as diversas áreas de atuação do Programa Espacial. Ele, porém, explica que o trabalho não pode terminar apenas com a elaboração do caderno de altos estudos. “Não basta ter um programa anunciado, não basta a construção de um diagnóstico, é fundamental que a partir de um programa anunciado e de um diagnóstico bem elaborado você tenha oportunidade de mudar e criar as condições para que isso se transforme efetivamente em uma arma poderosa de desenvolvimento, progresso e justiça social”, enfatiza Ganem.

Além de Ganem, autor do texto “Política Espacial Brasileira – uma reflexão”, o livro contou com colaborações especiais de Samuel Guimarães, ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos com o texto “O Brasil na era Espacial", Nelson Jobim, ministro da Defesa, com o texto “A Defesa e o Programa Espacial Brasileiro”, Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), elaborou o artigo “Os benefícios do Programa Espacial para a sociedade”, Roberto Amaral, presidente da Alcântara Cyclone Space (ACS), escreveu o texto “Por que o Programa Espacial Brasileiro engatinha”, Walter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), com o artigo “Prioridade da indústria quanto ao Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE e cooperação internacional”, Rogério Guedes Soares, diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, contribuiu com o texto “Tecnologia, informação e conhecimento para monitorar e proteger a Amazônia” e em conjunto escreveram o artigo “A evolução do setor espacial e o posicionamento do Brasil neste conceito” o Major Brigadeiro do Ar Ronaldo Salomone e Francisco Pantoja, diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O Caderno de Altos Estudos teve uma tiragem de 5 mil exemplares e será distribuído para vários órgãos do governo. Ele estará disponível para download em breve no site da câmara a quem se interessar.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: