segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cooperação Venezuela - Uruguai

.
Semana passada, os governos da Venezuela e Uruguai assinaram acordos de cooperação em variadas áreas, inclusive em comunicações via satélite. Basicamente, o acordo prevê o uso pelo governo uruguaio de capacidade do satélite Simon Bolívar, lançado em outubro de 2008. O satélite, de fabricação chinesa, ocupa uma posição orbital de direito do Uruguai, tendo como contrapartida o uso de parte de sua capacidade.

Na reportagem que divulgou o acordo, são reproduzidas algumas declarações de Hugo Chávez, mandatário venezuelano, mostrando sua ira em relação aos EUA.

O projeto do satélite "Simon Bolívar" "era uma ideia antiga, da década de setenta", afirmou Chávez, mas devido a "interesses estrangeiros", nunca foi completado.

No entanto, "outros países desenvolvidos com uma visão progressiva do mundo nos ofereceram ajuda", disse o presidente venezuelano. "Com a ajuda dos governos chinês e russo, nós começamos nosso programa de satélites".

"Graças ao Uruguai, o satélite venezuelano pôde ser colocado em órbita, pois nós fomos bloqueados; nós não tivemos uma posição orbital para colocar nosso satélite por causa da hegemonia que também existe no espaço e é controlado pelos Estados Unidos e outras nações desenvolvidas", detalhou.

Chávez continuou: "o governo norte-americano envio um pedido aos chineses pedindo a eles que suspendessem o lançamento do satélite, pois ele não estava seguro sobre o seu uso, que poderia interferir em outra órbita... eles apenas inventaram qualquer desculpa". "Mas, o presidente Hu Jintao disse que ele tinha firmado um compromisso com a Venezuela e que iria realizar o lançamento do satélite. E aí está, em órbita Uruguai, e nós estamos dividindo isso".
.

Nenhum comentário: