domingo, 1 de maio de 2011

Simpósio do INPE sobre sensoriamento remoto

.
Abertura do SBSR, maior evento sobre satélites e geotecnologias, será domingo em Curitiba

29/04/2011

Os Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) já estão on-line, no site www.dsr.inpe.br/sbsr2011. Estão disponíveis todos os 1.207 trabalhos que serão apresentados durante o evento, que começa neste sábado (30) e vai até o dia 5 de maio no Estação Convention Center, em Curitiba. A cerimônia de abertura oficial do SBSR será às 19h30 deste domingo (1º).

Além dos trabalhos acadêmicos, o simpósio terá dezenas de sessões especiais com palestrantes do Brasil e exterior, cursos, debates e uma exposição técnica aberta ao público, que terá a oportunidade de conhecer projetos das principais empresas públicas e privadas atuantes na área de sensoriamento remoto.

Promovido a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR é o maior evento nacional sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento. São esperados nesta edição do evento em Curitiba cerca de 2.000 pesquisadores e especialistas.

“Este é um simpósio especial, por ser um marco histórico no número de trabalhos e também por coincidir com o 50º aniversário do INPE”, dizem José Carlos Neves Epiphanio e Lênio Soares Galvão, organizadores do evento. “O primeiro SBSR foi em 1978 e nesses 33 anos muita coisa mudou. O número de satélites e, consequentemente, o volume de dados disponíveis aumentou de maneira vertiginosa. A capacidade computacional permitiu que muitas análises passassem a ser possíveis e surgiram novas dimensões nas resoluções dos dados. Os SBSRs vêm refletindo toda essa transformação e crescimento ao longo dos anos”.

Programa

O XV SBSR inicia com 10 cursos, que acontecem no sábado e domingo. Já a noite de domingo (1º) é reservada para a inauguração da exposição e cerimônia de abertura, quando acontece a premiação dos melhores trabalhos submetidos na categoria Iniciação Científica.

De segunda a quinta-feira estão programadas as sessões especiais, que tratam sobre a exploração do pré-sal, a agricultura nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o monitoramento de queimadas e das zonas costeiras, os veículos aéreos não tripulados (VANTs), as mudanças no uso da terra que causam impacto no aquecimento global, entre outros temas. Haverá ainda sessões que trazem as novas perspectivas para o uso de dados de satélites no Brasil e no mundo.

Devido à enorme variedade de aplicações do sensoriamento remoto, diferentes atividades do SBSR destacam temas como Poluição, Saúde, Mudanças Globais, Ambientes Urbanos, Floresta, Agricultura, Geologia, Hidrologia, Oceanografia, Monitoramento Ambiental, Cartografia, Sistemas, Sensores, Processamento de Imagens, Geoprocessamento, Educação, entre muitos outros.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: