quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cooperação Brasil - Canadá

.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, recebeu ontem (28) o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Edward Fast, para discutir oportunidades de cooperação entre os dois países na área de ciência e tecnologia. Em 2008, Brasil e Canadá assinaram um acordo-quadro para atividades conjuntas nesse campo, em áreas como tecnologia da informação, energias renováveis, biotecnologia, pesquisa marinha e oceânica, tecnologias sustentáveis e nanotecnologia. Agora, fala-se também em cooperação na área espacial.

Abaixo, reproduzimos um dos parágrafos da nota divulgada pelo Ministério:

O ministro falou também da intenção de firmar parceria também na construção de veículos lançadores de satélite. “Temos uma base a dois graus da linha do Equador e, por isso, é uma vantagem enorme no lançamento de foguetes. Estamos construindo o cyclone – 4. A ideia é que a gente desenvolva os foguetes e vocês (Canadá), os satélites”, destacou.

O programa espacial canadense é bastante focado em satélites, especialmente de observação terrestre (Radarsat, de tecnologia SAR), comunicações e robótica (o Canadarm 2, braço robótico usado na Estação Espacial Internacional, foi uma contribuição do Canadá ao programa multinacional).

Reino Unido

Há uma semana, em 22 de junho, Mercadante também recebeu em Brasília (DF) o ministro para Universidades e Ciências do Reino Unido, David Willetts, ocasião em que foi firmado um acordo de cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo que um dos tópicos seria tecnologias espaciais. Até o momento, não foram divulgados maiores detalhes.
.

Nenhum comentário: