terça-feira, 5 de julho de 2011

Restruturação do Programa Espacial Brasileiro

.
Notícias sobre a restruturação do Programa Espacial Brasileiro voltam a ganhar força na mídia. Em 1º de julho, o "Brasil Econômico" publicou algumas reportagens sobre o programa, destacando a possibilidade de "fusão" de alguns órgãos. Atrasado, porém com mais destaque, a edição de hoje (05) da "Folha de S. Paulo" também trata do assunto, na reportagem "Governo quer turbinar programa espacial do país com nova agência".

Rumores sobre a proposição já circulavam desde o início do ano, após a indicação de Marco Raupp para a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a declaração do ministro Mercadante de que o programa espacial seria revisado. No final de maio, numa visita à São José dos Campos (SP), o blog recebeu a informação de que Raupp muito provavelmente faria proposições relacionadas ao rearranjo institucional do programa. Resta saber qual será a dimensão deste rearranjo, particularmente em relação ao segmento militar do programa, a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Interessante observar que a "fusão" de órgãos do Programa Espacial Brasileiro foi proposta no documento da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB), divulgado no final de 2010.
.

Nenhum comentário: