quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cooperação Brasil - Canadá

.
Com a conclusão da visita do Primeiro Ministro canadense, Stephen Harper, ao Brasil, entre os dias 7 e 9 de agosto, os governos brasileiro e do Canadá divulgaram uma declaração conjunta. Um dos pontos destaca o interesse dos dois países em iniciar "um diálogo de cooperação espacial". Veja abaixo:

"[A presidenta Dilma Roussef e o Primeiro Ministro] Afirmaram seu desejo de iniciar um Diálogo de Cooperação Espacial e instruíram as agências e instituições apropriadas dos dois países a explorarem possíveis caminhos para a cooperação nos usos do espaço exterior para fins pacíficos."

No final de junho, a cooperação espacial entre os dois países já havia sido divulgada, por ocasião de reunião do ministro de Comércio Internacional do Canadá, Edward Fast, com Aloizio Mercadante, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (veja aqui).

O programa espacial canadense é bastante focado em satélites, especialmente de observação terrestre (Radarsat, de tecnologia SAR), comunicações e robótica (o Canadarm 2, braço robótico usado na Estação Espacial Internacional, foi uma contribuição do Canadá ao programa multinacional).
.

Nenhum comentário: