sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cooperação Brasil - Gabão

.
Encontro no Gabão discute acesso a dados espaciais

Sexta-feira, 04 de Novembro de 2011

Para discutir a infraestrutura que permitirá a países africanos receber gratuitamente imagens de satélites, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, reúne-se com dirigentes da recém-criada agência espacial do Gabão nos dias 4 e 5 de novembro, em Libreville. Está previsto encontro com o presidente do Gabão, Ali Bongo.

Também participam das reuniões no Gabão o gerente do Programa de Sistemas de Solo, José Teixeira da Matta Bacellar, e o chefe do Centro Regional da Amazônia do INPE, Cláudio Almeida. Além das imagens, o INPE oferece a países africanos detentores de florestas toda a sua tecnologia para o processamento de dados e a experiência acumulada em mais de 20 anos de monitoramento na Amazônia.

A iniciativa do INPE de implantar na África estações para recepção dos satélites CBERS-3, CBERS-4 e Amazônia-1 e, ainda mais importante, por meio de uma política de livre distribuição dos dados, garantirá a países em desenvolvimento o acesso gratuito à tecnologia imprescindível ao monitoramento de florestas e de desastres naturais. As informações espaciais também servem ao mapeamento de áreas agrícolas e para avaliar o crescimento de áreas urbanas, entre outras aplicações.

O CBERS-3 será lançado no segundo semestre de 2012, enquanto os satélites Amazônia-1 e CBERS-4 estão previstos para 2013 e 2014, respectivamente. Além do Gabão, estão sendo instaladas estações para recepção de dados de satélites no Egito e no Quênia, para complementar as estações já instaladas nas Ilhas Canárias e na África do Sul.

“Estamos certos que para a África a distribuição aberta dos dados tem muito mais impacto e traz mais benefícios do que o uso de satélites construídos sob uma política de distribuição comercial”, diz Gilberto Câmara.

A democratização dos dados espaciais é uma das bandeiras levantadas pelo Brasil, por meio do INPE, nos fóruns internacionais. Do Gabão, o diretor do INPE irá para a Itália participar de reunião do CEOS (Comitê de Satélites de Observação da Terra, na sigla em inglês) nos dias 8 e 9 de novembro, oportunidade em que serão discutidos temas como capacitação e políticas de acesso livre a informações espaciais.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: