quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Operação Uirapuru: ensaio do propulsor S43TM

.
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realiza amanhã (03), em São José dos Campos (SP) um experimento importante para o Programa Espacial Brasileiro: o ensaio de queima em banco de provas do propulsor S43TM, que foi desenvolvido para compor o segundo estágio do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1.

O ensaio, denominado Operação “UIRAPURU”, será realizado para avaliar as modificações realizadas na proteção térmica flexível do domo dianteiro do propulsor S43TM (Tubeira Móvel), e será um procedimento importante para o desenvolvimento do VLS. Dentre os convidados, destaques para o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro Juniti Saito.

O ensaio tem os seguintes objetivos: (i) determinar o impulso específico, o empuxo e a velocidade de queima do propelente; (ii) determinar o desgaste das proteções térmicas; (iii) avaliar a temperatura das principais partes metálicas do propulsor; (iv) avaliar o desempenho da tubeira móvel; e (v) adquirir dados pelo sistema de medição por telemetria embarcado em voo, de modo a permitir a comparação com os dados medidos pelo sistema de medição em solo. Ao todo, serão medidos 75 parâmetros físicos.

Fonte: IAE/DCTA, com edição do Blog Panorama Espacial.
.

Nenhum comentário: