segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Unasul discute agência espacial sul-americana

.
O website especializado Infoespacial divulgou reportagem informando que na reunião entre os ministros da Defesa dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada na semana passada, em Lima, no Peru, foi acordada a inclusão no Plano de Ação CDS-2012 do projeto de criação de uma agência espacial sul-americana.

De acordo com o divulgado, os ministros trataram da criação da agência sul-americana, embora não tenham entrado em detalhes. Foi indicado que "cada país consultará seus respectivos programas espaciais para estudarem a factibilidade do estabelecimento da agência."

De acordo com Arturo Puricelli, ministro da Defesa da Argentina, a criação da entidade buscaria "unificar os esforços da região de acesso ao espaço para diminuir custos e ter acesso ao espaço com lançadores e satélites de fabricação sul-americana para fins pacíficos, sem prejuízo de que o tema de controle do espaço aéreo é um tema que interessa ao setor de defesa".

Aparentemente, o principal patrocinador da ideia de uma agência espacial regional é o governo argentino. No final de agosto, em visita ao Brasil, o ministro da Defesa argentino propôs a criação ao seu contraparte brasileiro, Celso Amorim (ver a postagem "Agência Espacial Sul-Americana?").
.

Nenhum comentário: