quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Venezuela: VRSS-1 será lançado em 2012

.
O VRSS-1 (Venezuelan Remote Sensing Satellite), primeiro satélite venezuelano de observação terrestre, será colocado em órbita entre setembro e outubro de 2012, informou o ministro de Ciências, Tecnologia e Indústrias do país sul-americano, Ricardo Menéndez, em reportagem reproduzida pelo website Infoespacial.

O ministro também informou que nos próximos dias, um grupo de 52 especialistas da Agencia Bolivariana de Actividades Espaciales (ABAE) embarcará para a China para discutir o projeto, a cargo da China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), conforme contrato assinado em junho desse ano. Destacou ainda o projeto do governo pra a construção de uma fábrica de satélites na região de Borburata, no estado de Carabobo.

Três anos de Venesat-1

No final de outubro, o Venesat-1, primeiro satélite venezuelano, também construído pela China, completou três anos em órbita. Desde então, segundo dados de Caracas, o satélite proporcionou acesso a internet para mais de três milhões de pessoas, provendo também funções para a defesa nacional, conectando entre si 127 postos fronteiriços de controle e 14 radares da força aérea da Venezuela.
.

Nenhum comentário: