quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Tupac Katari: seguro de 40 milhões de dólares

.
O governo boliviano contratou junto à empresa China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), responsável pela construção do primeiro satélite do país, um seguro pelo valor de 40 milhões de dólares que garante o seu funcionamento. As informações são do jornal local "La Opinión", reproduzidas pelo website especializado Infoespacial.

A CGWIC é também responsável pela construção do satélite, de comunicações, chamado Tupac Katari, e encomendado em 2010, ao custo aproximado de 295 milhões de dólares. A previsão é que seja colocado em órbita em dezembro de 2013 ou início de 2014.

De acordo com o noticiado, o seguro contratado com a fabricante garantirá o funcionamento do satélite e responsabilização por qualquer problema que surgir, inclusive destruição do satélite durante o lançamento.

O Tupac Katari será baseado na plataforma DHF-4, desenvolvida pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial e exportada pela CGWIC para vários países, inclusive a vizinha Venezuela (Venesat-1, lançado em outubro de 2008). Nos últimos anos, vários modelos DHF-4 apresentaram falhas em órbita, associadas principalmente a abertura dos painéis solares e problemas nos tanques de combustível.

Segundo satélite

Paralelamente à construção do Tupac Katari, o governo boliviano já considera a construção de um segundo satélite, para fins de observação terrestre. "O novo satélite é somente uma ideia no papel e não se tem um valor aproximado de quanto pode custar um satélite dessa natureza", afirmou à imprensa uma autoridade da agência espacial boliviana, ressaltando que seu custo, no entanto, seria inferior ao do Tupac Katari.
.

Nenhum comentário: