quarta-feira, 7 de março de 2012

Imagens de satélites em desastres naturais

.
Uso de dados de satélites para avaliar e mitigar desastres naturais é apresentado no INPE

Quarta-feira, 07 de Março de 2012

Filiado ao International Charter “Space and Major Disasters”, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebe especialistas das agências espaciais europeia, inglesa e canadense que representam esse consórcio de instituições para fornecimento de dados de satélites em situação de catástrofe.

De 5 a 7 de abril, a comitiva do International Charter tem a oportunidade de conhecer os projetos de satélites e as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Centro de Rastreio e Controle (CRC), em São José dos Campos, e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Dados de Sensoriamento Remoto (CDSR), em Cachoeira Paulista.

O objetivo do International Charter é fornecer um sistema unificado de recepção e disseminação de dados de satélite para usuários autorizados em localidades que foram afetadas por desastres naturais.

“Os dados devem ser distribuídos com o compromisso de ajudar a mitigar os efeitos que esses desastres naturais ou tecnológicos possam causar para a vida humana e em suas propriedades”, comenta Ivan Barbosa, chefe da Divisão de Geração de Imagens do INPE.

No início de 2011, através da atuação do INPE no International Charter, o Brasil foi beneficiado com diversas imagens de satélites da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, sem que houvesse custos para o país na aquisição dessas imagens.

Desde 2000, quando foi criado, o International Charter beneficiou aproximadamente uma centena de países, em cerca de 300 episódios como terremotos, furacões, ciclones, inundações e incêndios, entre outros.

Além do Brasil, por meio do INPE, integram o International Charter para fornecimento de dados instituições e agências espaciais do Canadá, França, Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Argentina, China, Índia, Inglaterra e Estados Unidos.

Mais informações sobre a atuação do International Charter “Space and Major Disasters” no site http://www.disasterscharter.org/home

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: