segunda-feira, 5 de março de 2012

José Raimundo Coelho na presidência da AEB

.
José Raimundo Coelho será o novo presidente da Agência Espacial

Por Virgínia Silveira / Valor

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – O diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), José Raimundo Braga Coelho, está deixando o cargo para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB). A nomeação do cientista no "Diário Oficial da União" é esperada para os próximos dias.

Coelho foi convidado para assumir a agência pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, com quem trabalhou no Parque Tecnológico até março do ano passado.

Físico por formação, Coelho tem mestrado pelo Courant Institute For Mathematics Science . É considerado uma das pessoas de confiança de Raupp, tendo trabalhado como chefe de cooperação internacional e de gabinete do atual ministro, no tempo em que ele era diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1985 e 1989. Foi no Inpe também que Coelho coordenou a área de engenharia e tecnologia e o programa de satélites feito com a China (CBERS), do qual participou desde o início.

À frente da direção do Parque de São José dos Campos desde março de 2011, quando Raupp assumiu a presidência da AEB, Coelho será substituído por Horácio Forjaz, graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em informática aplicada pelo Inpe.

Forjaz deixou a Embraer, onde trabalhou por mais de 30 anos, em maio do ano passado.
Sua última função na empresa foi a de vice-presidente de assuntos corporativos, mas também acumulava responsabilidade sobre as áreas de desenvolvimento social, marketing, comunicação externa e relações institucionais. Ocupou ainda diversas posições nas áreas de engenharia de sistemas e design, tendo sido diretor técnico no período em que a companhia ainda era estatal.

Membro do conselho diretor da SAE Brasil, associação global especializada nos mercados aeroespacial e automotivo, Forjaz também foi presidente da entidade entre 1997 e 1998.

Fonte: Virgínia Silveira, Valor Online.
.

Nenhum comentário: