quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cooperação Brasil - Argentina

.
O ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, esteve ontem (17) em Brasília (DF), em visita ao colega brasileiro Celso Amorim, para discutir projetos e iniciativas de cooperação no setor de defesa.

Na nota divulgada pelo Ministério da Defesa, é mencionado que um dos pontos citados na reunião foram "satélites de comunicação", embora não tenham sido dados mais detalhes.

Os dois ministros divulgaram um comunicado conjunto, e a cooperação no campo espacial foi um dos tópicos destacados: "Por outra parte, os dois países acordaram aprofundar o diálogo com vistas ao incremento da cooperação na área espacial – tanto em termos de veículos lançadores, quanto em desenvolvimento de satélites."

Interessante destacar que a Argentina, por meio da estatal Invap, está construindo - com o apoio de indústrias europeias - dois satélites geoestacionários de comunicações, que serão operados pela também estatal Arsat. A Arsat, aliás, que detém a propriedade intelectual da tecnologia do satélite, já demonstrou interesse em exportá-la (veja aqui).
.

Nenhum comentário: