segunda-feira, 16 de abril de 2012

O SGB para a Embraer

.
Reproduzimos abaixo trecho de entrevista com Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança, publicada na última edição da revista Tecnologia & Defesa, em que é abordado o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro. A entrevista foi feita no início do mês de março:

"O SGB e Projetos na Área Espacial

Nós temos um memorando de entendimentos com a Telebrás, já acertamos todos os últimos detalhes de como irá funcionar a empresa integradora dos sistemas satelitais deste primeiro satélite geoestacionário brasileiro (SGB) e, na medida em que houver outros satélites, nossa expectativa é ir aumentando o conteúdo tecnológico nacional dentro desse processo. Agora estamos no aguardo dos movimentos internos do governo brasileiro para que isso seja anunciado definitivamente e o acordo seja assinado. Todos os detalhes que envolvem a criação desta empresa já estão completamente resolvidos entre a EDS [Embraer Defesa e Segurança], a Telebrás e os ministérios envolvidos no programa, faltando agora uma agenda que defina as últimas ações dentro do Governo Federal, já que o satélite, por força de contrato, deverá estar operando em 2014. Quando se entra num negócio como esse, a meta é perenizar a empresa e obter novos contratos, e o executivo escolhido para comandar esta empresa terá como uma de suas responsabilidades a busca por formas de realizar novos negócios no setor espacial, saindo da dependência do orçamento público brasileiro. A princípio, seremos os integradores do sistema satelital nacional e, num segundo momento, estaremos capacitados a gerar outros negócios, o que temos certeza que ocorrerá."

Comentários do blog:

1) Há muita expectativa sobre os próximos passos do Governo Federal para a formalização da BR1Sat, joint-venture entre a EDS e a Telebrás. Esperava-se que a empresa fosse constituída até o final de 2011, o que não ocorreu (e poria em risco, inclusive, o objetivo de se dispor do satélite em órbita até o final de 2014). No início de março, o conselho de administração da Telebrás aprovou a assinatura do acordo de acionistas da joint-venture ("BR1SAT: Telebrás + Embraer"). Comenta-se que as minutas dos decretos relacionados ao SGB (ver a postagem "SGB: governo dá mais um passo") já estariam no Palácio do Planalto e prontos para serem assinados pela Presidente da República, Dilma Rousseff.

2) Enquanto a BR1Sat não é criada, no mercado, é tido como certo que o presidente da empresa será Nelson Salgado, que já ocupou diversas posições na diretoria da Embraer. O executivo, aliás, já estaria se familiarizando com o setor, inclusive visitando potenciais parceiros e fornecedores.
.

Nenhum comentário: