quarta-feira, 13 de junho de 2012

Operação SHEFEX-2


Operação de Lançamento SHEFEX 2 tem início na Noruega

Campo Montenegro, 12/06/2012

Foi iniciada, no dia 07 de junho, no Andoya Rocket Range, na cidade de Andenes, Noruega, a Operação SHEFEX 2, que utilizará os propulsores nacionais S40 e S44, desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), para realizar o experimento de reentrada SHEFEX 2, desenvolvido pela Agência Espacial Alemã (DLR).

O Motor S40M do 1º estágio está pronto, com a Saia Traseira, Empenas, Ignitor/DMS e com os Adesivos.

Nesta semana, está sendo preparado o S44 2º estágio que, em seguida, será disponibilizado para integração com a Carga Útil.

Esta operação de lançamento possui muitas variáveis inéditas, principalmente com relação à Carga Útil, que é extremamente cara e complexa e também no que se refere  ao foguete VS-40M, que vai realizar seu primeiro voo após ter sofrido modificações em relação ao seu projeto original. Ainda sim, as equipes estão trabalhando com bastante empenho e confiança, dando máxima atenção aos itens de segurança e funcionalidade dos subsistemas.

A 1ª simulação de lançamento está prevista para segunda-feira, dia 18 de junho, e a 1ª tentativa de lançamento está prevista para 20 de junho.

Fonte: IAE/DCTA, com edição do blog Panorama Espacial.


Comentários do blog: a missão Shefex-2 tem por objetivo principal oferecer um tempo de voo de até 50 segundos para um experimento de reentrada suborbital (Sharp Edged Flight Experiment - SHEFEX) da DLR. O foguete brasileiro VS-40 deverá lançar o experimento até uma altitude de 200 km, quando então ocorrerá a separação. O voo deve ter uma duração total de 10 minutos.
.

Nenhum comentário: