terça-feira, 10 de julho de 2012

Concluído balanceamento do satélite CBERS-3


Terça-feira, 10 de Julho de 2012

Em Beijing, na China, especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) concluíram as atividades de balanceamento e medidas de propriedades de massa do satélite sino-brasileiro CBERS-3, que será lançado no final do ano.

O balanceamento é realizado para atender aos requisitos de posição de centro de gravidade estabelecidos pelo veículo lançador e pelo subsistema de controle de atitude e órbita. O conhecimento preciso das propriedades de massa do satélite é fundamental para o correto desempenho desse subsistema. Em seguida, o CBERS-3 deve passar pelos testes de vibração acústica e senoidal.

O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

Ainda em 2011 começaram a ser enviados à Beijing os equipamentos desenvolvidos pela indústria brasileira para que, junto aos equipamentos chineses, fossem instalados na estrutura do CBERS-3 para realização dos testes que antecedem o seu lançamento.

Essas atividades são fundamentais para demonstrar o bom funcionamento em condições ambientais semelhantes ao lançamento e órbita e identificar e corrigir eventuais problemas. Antes mesmo de embarcar para a China, toda a estrutura do satélite, seus equipamentos e subsistemas enfrentaram uma série de ensaios ambientais no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, em São José dos Campos (SP).

Mais informações sobre o CBERS: www.cbers.inpe.br

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: