sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Palestra sobre grandes missões planetárias


Pesquisadora da Nasa fala sobre as grandes missões planetárias. Palestra será aberta à comunidade

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012

Coordenadora de Ciências Planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), na Califórnia, a astrônoma Rosaly Lopes ministrará palestra na quarta-feira (19/9), às 15h30, no auditório Fernando de Mendonça (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

Com o tema “As grandes missões planetárias: Galileo a Júpiter e Cassini a Saturno”, a palestra é gratuita e aberta à comunidade, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição através do email filo@dge.inpe.br

As missões Galileo e Cassini consistiram no envio de sondas espaciais para estudos dos planetas Júpiter e Saturno, respectivamente. São semelhantes à missão Curiosity, lançada recentemente para exploração de Marte, que também será mencionada durante a palestra.

Rosaly Lopes vem ao INPE através do Ciência sem Fronteiras (CsF), programa do governo federal que, além de levar alunos brasileiros para estudar no exterior, busca atrair pesquisadores renomados ao país. Brasileira, Rosaly Lopes atua há mais de 20 anos no JPL/Nasa. Seu projeto no CsF terá duração de três anos, com periódicas visitas ao INPE para estudos na área de Geofísica Espacial.

Vulcões

Pesquisadora que coordenou a Missão Cassini, de exploração por satélite do planeta Saturno e suas luas, Rosaly Lopes é considerada uma das maiores especialistas em vulcões do mundo. Graduada em Astronomia e PhD em Ciências Planetárias pela University College, do Reino Unido, Rosaly Lopes é pesquisadora sênior da Divisão de Ciências Espaciais e Terrestres do JPL/Nasa, onde utiliza o sensoriamento remoto para estudar processos que ocorrem em superfícies de planetas.

Entre seus projetos mais recentes, destacam-se: análise de espectro infra-vermelho da lua Io com dados obtidos pela sonda Galileo (Galileo's Near-Infrared Mapping Spectrometer - NIMS) e sonda New Horizons; e análise de estrutura geológicas em Titan usando observações da sonda Cassini (Radar Mapper) com ênfase em estruturas criovulcânicas. É autora diversos artigos científicos e livros, como Volcanic Worlds: Exploring the Solar System Volcanoes, sobre os vulcões existentes no Sistema Solar.

Mais informações sobre a pesquisadora Rosaly Lopes na página http://science.jpl.nasa.gov/people/Lopes/

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: