segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SpaceX de olho no Brasil


DIRETORA DA SPACE X VISITA AEB

Brasília, 28 de janeiro de 2013 – O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, recebeu a diretora de negócios da empresa americana Space X, Stella Guillen, na manhã desta segunda-feira (28).

Stella veio ao Brasil apresentar a Space X, conhecer os programas desenvolvidos pelo país e avaliar possíveis parcerias. “É interessante conhecer mais sobre o que as empresas privadas estão fazendo no setor. Podemos aprender com elas e também vislumbrar futuras parcerias”, destaca o presidente da AEB.

Depois da visita à AEB, Stella ministrou palestra para alunos e professores da Universidade de Brasília. Ainda esta semana, ela visita o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Visiona, ambos localizados em São José dos Campos (SP).

Space X – A empresa foi criada em 2002, por Elon Musk, com o objetivo de fornecer transporte espacial, para cargas e pessoas, a um custo baixo. Sediada em Los Angeles, Califórnia (EUA), a empresa conta, atualmente, com 2.500 funcionários, dois centros de lançamento – um em Cabo Canaveral, na Flórida, e outro em Vandenberg, na Califórnia -, e um centro de testes localizado no Texas (EUA).

Em seus dez anos de existência, a empresa conseguiu mais de US$ 4 bilhões em contratos. Aproximadamente 40% de seus voos são realizados para a Agência Espacial Americana (Nasa). O restante é de contratos comerciais.

Em 2012, a Space X fez história como a primeira empresa de capital privado do mundo a enviar carga para a Estação Espacial Internacional. Segundo Stella, a Space X deve crescer 20% só em 2013.

Fonte: AEB

Comentários: a visita de representantes da SpaceX ao Brasil é bastante interessante e, em certa medida, mostra a agressividade comercial da companhia norte-americana para acessar o mercado de lançamentos comerciais. A agenda de visitas de Stella Guillen revela os principais projetos de interesse: o lançamento do satélite de observação Amazônia-1 (há expectativa de que a AEB em breve inicie um processo de escolha de lançador) e, principalmente, do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), projeto sob responsabilidade da Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Telebras e a Embraer. 

Quanto ao SGDC, merece também destaque o interesse da europeia Arianespace, até hoje a responsável pela colocação em órbita de todos os satélites da Embratel / Star One, inclusive daqueles que servem o Sistema de Comunicações Militares por Satélite (SISCOMIS), do Ministério da Defesa. No lançamento do Star One C3, em novembro do ano passado, esteve presente uma comitiva do governo brasileiro, incluindo os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da AEB, além de oficiais do Ministério da Defesa.

Da América do Sul, a SpaceX já tem em sua carteira de clientes a Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), da Argentina, que em abril de 2009 firmou contrato para o lançamento dos satélites radares SAOCOM 1A e 1B a bordo de lançadores do modelo Falcon 9.
.

Nenhum comentário: