sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cooperação Brasil - Rússia


Um dos tópicos mencionados na Declaração Conjunta emitida pelos governos do Brasil e da Rússia, por ocasião da VI Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, que aconteceu esta semana em Brasília (DF), trata de cooperação na área espacial. Reproduzimos abaixo:

"COOPERAÇÃO NA ÁREA ESPACIAL

30. Os Mandatários saudaram a inauguração de estação de referência de correção diferencial do sistema de localização GLONASS no Brasil, no campus da Universidade de Brasília, e a assinatura de contrato entre a Fundação Universidade de Brasília e a "Corporação de Pesquisa Científica e Produção "Sistemas de Medição Precisa" (OAO NPK SPP)” para instalação, uso e pesquisa da Estação Óptica (EO), equipada com Estação de Medição Unidirecional (OWS) MS GLONASS - (Sazhen-TM-OWS) no território da República Federativa do Brasil. Os Mandatários manifestaram disposição em explorar possibilidades de ampliação da participação brasileira no desenvolvimento e uso do sistema de navegação GLONASS, tal como estabelecido no programa de cooperação entre a Agência Espacial Brasileira e a Roskosmos.

31. Os Mandatários saudaram a assinatura do Memorando de Entendimento entre a JSC “Tecnologias Russas da Navegação” e o Município de Goiânia sob a Interveniência da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que estabelece cooperação entre as duas instituições no âmbito do Projeto “Goiânia Sustentável” e prevê troca de peritos, desenvolvimento de projetos de pesquisa e capacitação."

Programa Ciência sem Fronteiras

Em nota divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi também dado destaque à participação da Rússia no Programa Ciência sem Fronteiras, para a formação de especialistas brasileiros no exterior.

“A Rússia se integra ao programa Ciência sem Fronteiras abrindo as portas de suas universidades e, portanto, da sua alta tecnologia, para os estudantes brasileiros”, anunciou Michel Temer, vice-presidente da República. A parceria envolverá, além do envio de bolsistas de graduação, doutorado e pós-graduação, o intercâmbio de professores e pesquisadores.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, citou a intenção da Rússia em realizar “uma série de novos projetos” conjuntos nas áreas de tecnologia espacial, petróleo e energia atômica. “Podemos estabelecer uma aliança tecnológica que ajude nossos povos, nossas empresas”, disse. “E estamos esperando estudantes brasileiros.”
.

Nenhum comentário: