terça-feira, 7 de maio de 2013

Vega: segunda missão bem-sucedida


Ontem (06) a noite, ocorreu com sucesso a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa, a segunda missão de lançamento do foguete europeu Vega, executada pela Arianespace. O lançador colocou em órbita três satélites de pequeno porte, incluindo dois de observação terrestre: o VNREDSat-1, desenvolvido e fabricado pela Astrium para o governo do Vietnã, e o ESTCube-1, primeiro satélite da Estônia, construído por estudantes da Universidade Nacional de Tartu.

A Astrium recebeu a encomenda do programa VNREDSat-1, da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (VAST), em julho de 2010, sob um acordo assinado em 2009 entre os governos francês e vietnamita. Nos termos deste contrato, a Astrium é responsável pelo desenvolvimento, construção e lançamento do satélite óptico VNREDSat-1, capaz de capturar imagens da Terra  com uma resolução de 2,5 metros. No Vietnã, a Astrium também foi a contratante principal do projeto e da construção do segmento de controle em terra do satélite e das estações de processamento e recepção de imagens de satélite. A empresa também foi responsável por treinar os 15 engenheiros vietnamitas que vão operar o satélite.

"O VNREDSat-1 é um dos sucessos de exportação da Astrium Satellites", disse Eric Béranger, CEO da Astrium Satellites. "Este novo satélite é mais uma prova de que as nossas equipes estão entre as melhores do mundo. Além de sua expertise tecnológica e gestão de custos exemplar, eles também fornecem excelente suporte ao cliente abrangendo desde o projeto do sistema até o treinamento de operadores no local. Nós pretendemos continuar trabalhando nesse sentido, estimulando ainda mais nossa competitividade e consolidando nossa posição como principal exportadora mundial de satélites de observação da Terra”.

Com mais este sucesso, a Arianespace confirma a sua posição como a única operadora de serviços de lançamento no mundo com capacidade de lançar ao espaço cargas úteis em todos os tipos de órbitas, dos maiores aos menores satélites geoestacionários, a constelações de satélites e missões para a Estação Espacial Internacional.
.

Nenhum comentário: